08 julho 2014

ROTEIRO DE UM DIA EM LYON

Se você tem apenas um dia em Lyon vai aqui um roteiro de lugares imprescindíveis.


  • Vá até a estação de metro do Vieux Lyon e pegue o funicular para a Fourvière.

Le suspect avait été vu dans le métro dans le secteur du Vieux Lyon/ photo Joël Philippon


  • Você ira descer e se impressionar com a visão da igreja de Nossa Senhora da Fourvière. Ela foi edificada no século XIX embora tudo começou com uma pequena capela em 1168. 

  • Visite a igreja que possui um magnifico mosaico estilo bizantino do lado esquerdo e estilo veneziano do lado direito. Não se esqueça de ver a cripta que também é interessante pois possui uma coleção de "nossa senhora", doação dos respectivos países. 

  • Aprecia a magnifica vista de Lyon do platô ao lado da igreja.


  • Desça a rua Roger Radisson à esquerda da igreja e vá para as ruínas do Teatro Galo-Romano. Aqui tem um excelente museu que é grátis às quintas feiras: Musées-gallo-romains, porém com apenas um dia fica difícil visitar.


  • Saia pelo lado de baixo do teatro na rua de l'Antiquaille vá até o final vire à esquerda dê alguns passos à sua direita e você ira encontrar uma escadaria.

  • Desça e continue pela Montée du Gourguillon a mais antiga rua de Lyon. com suas casas medievais do século XV, onde algumas exibem em suas janelas a figura de um gárgula de pedra. 
  • No caminho você ira ver à sua direita o Impasse Turquet. Desça alguns passos e aprecie as últimas casas com construção de madeira em Lyon. 
  • Volte, continue descendo. No final da rua à esquerda você ira ver o Teatro Guignol

O personagem Guignol goi inventado por volta de 1810 por Laurent Mourget, um dos filhos ilustres de Lyon. Esse personagem ficou tão famoso que tornou-se sinônimo de marionete em toda a França. 
  • Pronto! Você esta no bairro Lyon Antigo (Vieux Lyon). 


  • Terminando a Montée du Gourguillon vire à esquerda, talvez você veja o funicular passando:




  • Vire à direita e depois à esquerda e você estará outra vez na frente do metro Vieux Lyon onde começou sua visita. Agora é hora de explorar o Vieux Lyon! Continue em frente e encontrará a catedral de Saint Jean na praça de mesmo nome.



Sua construção inicial data de 1165. Inicialmente sua arquitetura é de inspiração romana, mais com trezentos anos de construção esse estilo se mistura com o gótico franboyant. Nao deixe de ver o relógio astronômico no fundo da igreja, ele é do século XIV e indica a data, as posições da lua, do sol e da terra. Mostra também o nascer das estrelas em Lyon. Claro que de acordo com o conhecimento da época, onde o sol girava em torno da terra.

Esta na hora do deu almoço? No Vieux Lyon ha varias opções: 

  • Um sanduíche com a deliciosa baguete francesa
  • Uma massa expressa 
  • Um lugar super turístico
  • Um verdadeiro Bouchon Lyonnais  

Se quiser dicas especificas é só me escrever.
  • Siga agora pela rua St Jean, principal rua do Vieux Lyon. 



14 março 2014

Sobre a Cidade

Lyon, a capital dos Gauleses, é uma cidade cultural, dinâmica e muito agradável de se viver.Com sua gastronomia reputada em todo pais, suas ruínas romanas,sua praça Bellecour (maior praça da Europa), ela é composta de 479.803 habitantes. A cidade da seda é uma das maiores da França, (segunda maior área urbana, que somando-se à "Grande Lyon" tem uma população de mais de 2 milhões de habitantes.


Praça Bellecour

Praça Bellecour
Lyon propõe a seus visitantes um conjunto de circuitos que permitem um importante resgate de sua historia. 
Ela possui vários parques que são ocasião para seus habitantes e turistas aproveitarem o verde praticado esporte, fazendo piquenique, ou simplesmente andando à toa para apreciar a paisagem.

Parque "Tête d'Or"
Parque "Tête d'Or"
Se um rio limpo e bem cuidado já dá um charme incrível pare uma cidade, imaginem quando essa cidade possui dois! Pois é esse  o caso de Lyon com seus dois rios: o Rhône e "a" Saône. Explico: o rhône é um rio(fleuve) ele corre para o mar, mais "a" Saône  é (une rivière)corre em direção a um rio.

Le Rhône
La Saône

Assim, a magnifica Lyon,(eu amo Lyon) não contente em ter dois rios tem também duas colinas: a Fourvière e a Croix Rousse. Dizem por aqui que a Fouvière é a colina que reza e a Croix Rousse a colina que trabalha. Explicando: a colina da Fouvière abriga a linda igreja de "Nossa Senhora da Fourvière",(uma das igrejas mais lindas da França). E a colina da Croix Rousse foi o berço da produção de seda. Seus operários eram chamados de "Canuts" e trabalhavam nos apartamentos com um enorme pé direito para abrigarem as maquinas de produção da seda inventadas por Jacquard.