(Viagem Grécia/Itália de 32 dias em 1996. Dados de Hotéis e restaurantes atualizados)
Chegamos ao aeroporto de Nápoles vindos de uma viagem de 10 dias pela Grécia (uma semana de cruzeiro Atenas/Istambul, mais 3 dias em Atenas). Pegamos um carro no aeroporto e fomos direto para Pompéia.
POMPÉIA: Cidade greco-romana considerada uma das mais bem conservadas.
Hotel: Hotel Villa Misteri – Via Villa dei Misteri, 11 tel. 081 8613593 CEP 80045 – Super bem localizado, ao lado da cidade antiga e da estação Ferroviária.
- Pizzeria Zi Caterina: Via Roma, 21 centro da cidade de Pompéia.
NÁPOLES (Napoli): Se tiver apenas um dia visite cidade velha próxima ao porto. Opções: ir de barco a partir de Sorrento ou de trem de Pompéia.
SORRENTO (Sorriento):

- Via fiorumura, 7 – 80067 (não achei referencia atual deste Hotel)
Marina Pequena (local simpático vale umas fotos) pode ir de ônibus do centro de Sorrento.
Via Fuoro: muita agitação lojas abertas à noite, restaurantes etc.
- Passeios de barco para Capri, Nápoles, Positano, Amalfi, Maiori, Menori, etc.
CAPRI: O barco chega na Marina Grande de Capri, dai saem os barcos para Gruta Azul. Procurar guichê oficial de onde saem os barcos coletivos.
- Pequenos barcos oferecem mesmo serviço preço bem maior.
Dessa mesma Marina saem os ônibus e o funicular para subir a cidade de Capri. Após visita vale pegar outro ônibus para subir ainda mais até Anacapri.
- O passeio além de lindo é emocionante, pois o ônibus vai em alta velocidade na pequena estrada.
ANACAPRI



Passeio pela cidade e visita a Villa San Michele residência de um médico poeta, com lindo jardim, esculturas e vista deslumbrante.
COSTA AMALFITANA (Costiera Amalfitana)




Passeio pela cidade e visita a Villa San Michele residência de um médico poeta, com lindo jardim, esculturas e vista deslumbrante.
COSTA AMALFITANA (Costiera Amalfitana)
De carro seguir em direção a Positano pela pitoresca estrada “Costiera Amalfitana” da qual temos uma vista magnífica das encostas rochosas com penhascos terminando no mar.
POSITANO
podemos descer de carro até a porta da cidade onde tem estacionamentos. Cidade encantadora,construída na encosta. De volta à estrada em direção a Amalfi encontra-se a maravilhosa Gruta Esmeralda.
Gruta Esmeralda
Gruta Esmeralda
Descemos de elevador e depois pegamos um barco para visitar a gruta.
AMALFI
Deixar carro em estacionamento para visitá-la. Destaque para sua Igreja que é belíssima, vale uma visita.
Continuando a estrada vamos subir ainda mais pegando uma estrada com muitas vinhas em direção a Ravelo.
RAVELO:
Visitar:
Villa Ruffolo, com constrições medievais e jardins bem cuidados.
Villa Cimbrionne: chega-se caminhando pelas ruas pitorescas da cidade. Lindos jardins com esculturas, pequenos templos, e uma vista de tirar o fôlego.
Voltar para a Costiera Amalfitana e se quiser continuar seguir para Maiori, não fomos, mas tivemos informações que vale um passeio.
Voltar para a Costiera Amalfitana e se quiser continuar seguir para Maiori, não fomos, mas tivemos informações que vale um passeio.
Descemos um pouco mais ao sul pela estrada “Reggio Calábria” para conhecer Paestum.
PAESTUM:
Cidade marítima com lindas praias, muitos hotéis e uma fantástica cidade greco-romana com templo bem conservado. Não ficamos hospedados aqui apenas conhecemos e fomos direto para Roma.
ROMA (Coloco aqui apenas o que fiz nesta viagem. Em breve postarei pagina só de Roma)
Chegando por Roma do Sul, entrar por Roma Este para pegar o “grande anulare” (anel viário que circunda Roma) e sair em direção a Tivoli. Se você estiver de carro aconselha-se ficar fora da cidade, por exemplo, em Bagni de Tivoli onde os hotéis têm melhores preços, assim deixamos o carro no estacionamento do hotel sem custos e podemos ir de metrô até o centro de Roma da seguinte maneira: Pegar ônibus na via Tiburtina descer na estação Rebbibia e pegar metro. Boa pedida é descer na praça Espanha onde se pode começar um bom roteiro:
Praça Espanha
Fontana de Trevi
Piazza de la Rotonda (onde fica o Phanteon)
Piazza Navonna
Vaticano (museu é Capela Sistina)
Templo a Vitório Emmanuel
Fórum Romano
Coliseu
Thermas de Caracalla
Via Apia antiga (catacumbas de São Calixto e São Sebastião
Villa Borghesi (grande área verde com lagos, trenzinho, bikes par alugar,zoológico etc.)
Hotéis em Bagni de Tivolli:
- Hotel Terme*** (Achei referencia atual no TripAdvisor) - Piazza Bartolomeo de la Queva – 0011 c/ estacionamento. Tel. 0774/371010 - Sr Giovanni Casavechia (nao achei referencia atual dste hotel)
- Hotel River*** - via Tirbutina Km 25400 – 0010 Pontelucanno – Tivoli C/ estacionamento – Restaurante hotel muito bom.
- Hotel IL Grottino** via Paolo D’Egina, 12 - Trav da Via Tiburtina, próximo ao hotel Terme. (nao achei o site do hotel, mas ainda esta no mesmo endereço)
Restaurantes:
- Cantina e Pizzaria Il Grottino prox. ao hotel Terme. Excelente pizza, destaque para a de frutos do mar.
- O restaurante do Motel River também é muito bom.
Passeios pela Região:
Villa Adriana (Ruínas do Palácio de verão de ImperadorAdriano).
Villa D’Este (A vila das fontes) Localizado na cidade de Tivoli.
Saímos de Roma pela autoestrada em direção ao norte sair em ORTE, pegar direção TERNI, saída AMÉLIA.
AMELIA:
Pequena porém charmosa e pitoresca essa comuna italiana da provincia de Terni na regiao sul da Umbria; centro da Italia. Esta locAlizada sobre uma colina com vista para o rio Tibre à leste e para rio Nera à oeste.
Restaurante
- La LOCANDA – 05022 – Via Angelette, 7 – Tel. 0744 978079 – No Centro histórico, muito charmoso.
- “Ristorante Del Mercato” – Piazza del Mercato, 29 - Bom menu do dia.
ASSIS(ASSISE) - Também situada na Umbria, Assis é a cidade Natal de Sao Francisco e Santa Clara.
Nao deixe de ver:
Basílica de São Francisco de Assis, um conjunto de duas igrejas superpostas em estilo gótico, Aqui estao a tunica de Sao Francisco, cartas autografas, e uma esplêndida decoração em afrescos, dos quais os mais famosos são a série pintada por Giotto na igreja superior.
A Basílica de Santa Clara, outro monumento gótico, guarda as relíquias da santa.
Igreja de Santa Maria sobre Minerva, construída a partir de uma das mais bem preservadas fachadas de templo clássico da Itália, seu interior foi reformado e redecorado em estilo barroco.
- Rocca Maggiore, castelo construído no topo do monte que domina a cidade, tem um pequeno museu e oferece uma vista deslumbrante de toda a região em torno.

Restautantes:
- La Buca di San Francesco- Via E. Brize; 1 Excelente!
- I Portici - Via Portica, 29 - Boa Pizza.
- Ristorante Osteria Pozzo Della Mensa: Aconchegante - Boa Comida.
- Obs: Nao deixe de esperimentar a "Torta Santa Clara" na "Bottega del Pasticcere" - Via Portica, 9 - Uma delicia!

Pequena cidade medieval (mas sem suas muralhas)na província de Perugia. Apesar de não fazer parte da típica rota turística de viajantes que visitam a Úmbria, Gubbio merece uma visita, nem que seja por poucas horas, para que possamos apreciar um pouco de seu charme e seus monumentos históricos.
Palácio Ducale

- Teleférico(Funivia Colle Eletto):liga a cidade ao Monte Ingino (908 m) e depois sobe até a Basílica de Santo Ubaldo.
- Teatro romano, um ímportante sítio arqueológico. Construido no século I a.C. Hoje, infelizmente, apenas resta uma pequena parte do teatro que vem usado para representações musicais ao ar livre.
PERUGIA:Capital da Umbria é bonita e maior que as tres anteriores, é uma cidade universitária, do chocolate "Baci Perugina" (aquele que vem embalado com uma mensagem de amor) e da arquitetura com becos de pedra. Para visita-la tem que deixar o carro em estacionamento.
Siena faz jus à fama de lugar romântico dos que só se encontram na Toscana, com seu Centro Histórico medieval muito bem preservado
A grande atração da cidade é uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo, o
Palio.
- Piazza del Campo
- Palazzo Pubblico,prefeitura de Siena. Construída estilo gótico possui uma torre com mais de 100 metros de altura, chamada:

- Torre del Mangia - Meu conselho? Suba! A vista vale a pena e a fila anda super rápido. Entrada pelo patio da prefeitura.
- Fonte Gaia
- Piazza del Duomo, onde encontra-se:
- A Duomo de Siena
Considerada uma das maiores catedrais da Itália, foi construída em estilo gótico-românico entre 1136 1182.Grandiosa ela comporta um conjunto artístico e arquitetônico de quase fazer a respiração parar.Ela é pra mim uma das mais lindas da Itália. Seu interior é magnífico. Possui colunas em mármore preto e branco e belíssimas esculturas por toda parte, de escultores como de Donatello, Nicola Pisano e Michelangelo. Mas o destaque mesmo é o magnifico piso de mármore com motivos religiosos e mitológicos.
- Museo dell’Opera del Duomo. Um dos mais antigos museus privados da Itália e que preserva obras de arte e elementos decorativos do complexo do Duomo que são: a Cripta,o Batistério, a igreja paroquial de São João Batista; e o Panorama.
- Panorama:

A entrada é pelo "Museo dell’Opera" São 131 degraus por uma escada estreita até o topo do Duomo Novo. Do alto é possível ter uma vista de Siena de tirar o fôlego.Eu não visitei o museu, mas claro subi para ver a vista.Vale muito a pena.
- Casa di Santa Caterina
Santuário e a casa de Santa Catarina, padroeira de Siena. Cercada de capelas e claustros, é repleta de pinturas e esculturas que retratam a vida da Santa que foi canonizada em Roma, em 1461. Entrada franca.
- Igreja de San Domenico,
Localizada na praça de mesmo nome encontramos numa das capelas dedicadas à Santa Catarina, num tabernáculo dourado, a cabeça da santa padroeira. Isso mesmo, a cabeça de Santa Catarina de Siena à mostra, a pouquíssimos metros de distancia, in natura, sem máscara, santificada.
Hotel Minerva*** Super bem localizado. Via Garibaldi,72 - 53100 - Tel. 0577 284474 - Tem estacionamento.
Restaurante Alla Speranza - Piazza Il Campo,32/36 - Boa comida.
SAN GIMINIANO: Toscana- Linda Demais!
Voltei em 2013
Uma das cidades medievais mais interessantes da Toscana. Bem pequena, San Giminiano é imperdível. Ela é cercada por uma muralha e liberada apenas para pedestres. Veículos ficam do lado de fora. Como a cidade é pequena podemos caminhar por ela de um extremo a outro sem grandes esforços. Ela mantém sua arquitetura medieval quase intacta, faltam algumas torres. Essas simbolizavam o status das famílias, quem tinha a torre mais alta tinha mais status.
Haviam tantas na cidade que chegou a ser conhecida como a “Cidade das Torres”. Hoje,sobraram "apenas" 14 delas, sendo que só uma se visita.
Hotel Bel Soggiorno*** - Via San Giovanni, 91
Hotel de la Sisterna - Piazza de la Sisterna,23 - Melhor preço que o anterior.
VOLTERRA:(Toscana) Magnifica! Eu adoro!Voltei em 2013.
Fica no topo de uma colina de onde temos uma vista deslumbrante e um por do sol inesquecível!
A poucos quilômetros (30 de San Giminiano e 52 de Siena) está uma das cidades mais importantes do período pré-romano com 3000 mil anos e é uma das cidades antigas mais bem conservadas do mundo!
Localizada numa região da Toscana conhecida como "Val di Cecina" – por causa do rio Cecina.
- Uma das lojas de Alabastro, elas vendem absolutamente tudo feito de alabastro: desde pequenas jóias até grandes artigos de decoração.

- TOMAR UM CAFE E UM DOCE NO BAR L’INCONTRO
Entre neste café e delicie-se com um excelente cappuccino. Sem contar os doces, o chocolate quente, os salgados, a atmosfera.
- VISITAR AS RUINAS DO TEATRO ROMANO
Ruinas de um antigo teatro romano que podemos visitar. Ou simplesmente vê-la do alto, uma visao perfeita de todo o complexo.
- VISITAR AS RUINAS DO TEATRO ROMANO
- EMOCIONAR-SE COM A VISTA PANORÂMICA DA TOSCANA.
Com seus 531 metros do nível do mar, é possível ter uma visão magnifica de grande parte da região. Por este motivo Volterra foi uma das maiores cidades do período Etrusco, pois era praticamente impossível para o inimigo chegar de surpresa. Abaixo uma pequena mostra deste panorama:

Tel. 0588 86284 - Fiquei aqui em 1992 e em 2013- Se tiver sorte de pegar quarto de frente com varanda você terá uma vista estonteante e um por do sol inigualável! Preço honesto.
Obs: é a região do chiante portanto pode-se comprar bons vinhos, queijos e frios na Scali Vittorio - via Guarnacci, 3.
FLORENÇA (Firenze) - Cidade das Artes -
Capital da Toscana -
Não foi nessa viagem que passei em Firenze. De Volterra fomos direto para a região dos lagos ao norte da Itália. Mas como estamos na região da Toscana coloco já as referencias.
Localizada às margens do Rio Arno Firenze preserva ainda sobre seu rio sensacionais pontes ancestrais. Ela teve seu auge no Renascimento.
A visitar:
- A Basílica "Santa Maria del Fiore" (Duomo)
Levou quase 2 séculos para ser construída, mas valeu a pena. Revestida com mármore verde, rosa e branco ela é esplendorosa! A visita é imperdível!Aprecie as obras primas da arte renascentista, como Zuccari, Donatello, Uccello e Ghiberti. Lá de cima a vista é um show! Se quiser agende aqui um tour para a cúpula da igreja sem filas. Site Oficial
- CAMPANILLE

Projetada por Giotto, constitui a torre do sinos, uma construção à parte, bem ao lado da igreja. (Entrada pela porta do lado norte)Site Oficial
Batistério (Battistero)
A função do batistério era batizar pagãos que não podiam entrar nas igrejas, nem para serem batizados. Assim eles construíram um outro local para o batismo. Imperdível no Batistério são suas portas de bronze, maravilhoso trabalho de Ghiberti, discípulo de Michelangelo. Criadas entre 1424 e 1452:
"As Portas do Paraíso",
elas representam um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista. Site Oficial
Piazza Dela Signoria:
- Ponte Vecchio - Linda!

Uma ponte fechada cheia de lojinhas de prata e ouro. Construída em 1345 servia de passagem para a família Médici atravessar o rio, sem ter que se misturar com o povo. É a única ponte da cidade a escapar da destruição na 2ª Guerra.
Hotel San Giorio e Olimpic - Via San Antonino, " - Tel.55 284344
Nenhum comentário:
Postar um comentário