Se você tem apenas um dia em Lyon vai aqui um roteiro de lugares imprescindíveis.
- Vá até a estação de metro do Vieux Lyon e pegue o funicular para a Fourvière.

- Você ira descer e se impressionar com a visão da igreja de Nossa Senhora da Fourvière. Ela foi edificada no século XIX embora tudo começou com uma pequena capela em 1168.
- Visite a igreja que possui um magnifico mosaico estilo bizantino do lado esquerdo e estilo veneziano do lado direito. Não se esqueça de ver a cripta que também é interessante pois possui uma coleção de "nossa senhora", doação dos respectivos países.
- Aprecia a magnifica vista de Lyon do platô ao lado da igreja.
- Desça a rua Roger Radisson à esquerda da igreja e vá para as ruínas do Teatro Galo-Romano. Aqui tem um excelente museu que é grátis às quintas feiras: Musées-gallo-romains, porém com apenas um dia fica difícil visitar.
- Saia pelo lado de baixo do teatro na rua de l'Antiquaille vá até o final vire à esquerda dê alguns passos à sua direita e você ira encontrar uma escadaria.
- No caminho você ira ver à sua direita o Impasse Turquet. Desça alguns passos e aprecie as últimas casas com construção de madeira em Lyon.
- Volte, continue descendo. No final da rua à esquerda você ira ver o Teatro Guignol
O personagem Guignol goi inventado por volta de 1810 por Laurent Mourget, um dos filhos ilustres de Lyon. Esse personagem ficou tão famoso que tornou-se sinônimo de marionete em toda a França.
- Pronto! Você esta no bairro Lyon Antigo (Vieux Lyon).
- Terminando a Montée du Gourguillon vire à esquerda, talvez você veja o funicular passando:
- Vire à direita e depois à esquerda e você estará outra vez na frente do metro Vieux Lyon onde começou sua visita. Agora é hora de explorar o Vieux Lyon! Continue em frente e encontrará a catedral de Saint Jean na praça de mesmo nome.
Sua construção inicial data de 1165. Inicialmente sua arquitetura é de inspiração romana, mais com trezentos anos de construção esse estilo se mistura com o gótico franboyant. Nao deixe de ver o relógio astronômico no fundo da igreja, ele é do século XIV e indica a data, as posições da lua, do sol e da terra. Mostra também o nascer das estrelas em Lyon. Claro que de acordo com o conhecimento da época, onde o sol girava em torno da terra.
Esta na hora do deu almoço? No Vieux Lyon ha varias opções:
- Um sanduíche com a deliciosa baguete francesa
- Uma massa expressa
- Um lugar super turístico
- Um verdadeiro Bouchon Lyonnais
Se quiser dicas especificas é só me escrever.
- Siga agora pela rua St Jean, principal rua do Vieux Lyon.